OpiniãoEconomia

Amanda Klein: 'Big Beautiful Bill' de Trump é oposto do 'BBB' de Lula

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve aprovado na Câmara seu projeto orçamentário apelidado por ele de 'Big Beautiful Bill', que é totalmente o oposto do 'BBB' de Lula no Brasil, que pretende taxar bilionários, bancos e bets para custear programas sociais, disse a apresentadora Amanda Klein no Mercado Aberto de hoje.

Donald Trump aproveitou a lua de mel dos primeiros seis meses de mandato para aprovar sua principal agenda doméstica na área econômica apelidada carinhosamente por ele de 'Big Beautiful Bill': um pacote maciço de corte de impostos - para os mais ricos - e gastos - que vai tirar dos mais pobres. Também é BBB, mas é o inverso do que o governo Lula propõe no Brasil: taxar bilionários, bancos e bets para custear programas sociais.

Além de estarem em polos ideológicos opostos, outra diferença fundamental separa Trump de Lula. O americano tem maioria no Congresso e controle absoluto do partido republicano. As defecções foram atropeladas e obrigadas a se vergar ao estilo imperial do presidente, que conta com a legitimidade recente das urnas para impor sua agenda de campanha.

De lindo o megapacote não tem nada. Vai acrescentar mais de US$ 3 trilhões à dívida pública nos próximos dez anos e tirar quase 12 milhões de pobres da assistência gratuita de saúde, o Medicaid.
Amanda Klein

A lei pode aumentar a dívida pública norte-americana em quase US$ 3,3 trilhões, segundo agência federal. O pacote também deve agravar as perdas em cobertura de saúde, de acordo com a análise do Escritório de Orçamento do Congresso.

A apresentadora do UOL destacou que no Brasil, no entanto, a situação do presidente Lula é muito mais delicada no âmbito político, até mesmo entre seus aliados.

Por aqui, a situação política de Lula é bem mais delicada. Não só ele não tem maioria no parlamento, como teve que engolir a seco a derrota que derrubou o IOF. Nem a base aliada - na falta de um nome melhor - veio em seu socorro.

Foram menos de 100 votos, um quinto da Câmara, restritos à esquerda. O jeito, como sempre, foi pedir socorro ao árbitro das questões políticas nacionais: o STF.
Amanda Klein

O Mercado Aberto vai ao ar de segunda a sexta-feira no UOL às 8h, com apresentação de Amanda Klein, antecipando os principais movimentos do mercado financeiro.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL. O Canal UOL também está disponível na Claro (canal nº 549), Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64), Samsung TV Plus (canal nº 2074) e no UOL Play.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.