Ex-executivo da AIG processa governo dos EUA por resgate
O antigo presidente-executivo da American International Group (AIG), Maurice "Hank" Greenberg pode iniciar um processo de US$ 25 bilhões no qual acusa o governo dos Estados Unidos de planejar um plano de resgate inconstitucional da seguradora, disse um juiz federal.
O juiz Thomas Wheeler da justiça federal dos EUA permitiu que o processo prossiga, movido em nome da empresa de Greenberg, a Starr International, que já deteve 12% da AIG, embora tenha descartado algumas reivindicações.
A Starr processou o governo em novembro, dizendo que a tomada de 79,9% de participação na AIG e a linha de crédito de US$ 85 bilhões com uma onerosa taxa de juros de 14,5% privou acionistas de seus direitos.
A AIG recebeu um resgate em 16 de setembro de 2008, no auge da crise financeira global, conforme as perdas dispararam devido a apostas arriscadas em dívidas imobiliárias.
Starr afirmou que o governo assumiu o controle indevidamente como um meio de fornecer um "resgate secreto" para o Goldman Sachs e outros parceiros comerciais.
(Por Jonathan Stempel)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.