Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Ex-executivo da AIG processa governo dos EUA por resgate

03/07/2012 16h48

O antigo presidente-executivo da American International Group (AIG), Maurice "Hank" Greenberg pode iniciar um processo de US$ 25 bilhões no qual acusa o governo dos Estados Unidos de planejar um plano de resgate inconstitucional da seguradora, disse um juiz federal.

O juiz Thomas Wheeler da justiça federal dos EUA permitiu que o processo prossiga, movido em nome da empresa de Greenberg, a Starr International, que já deteve 12% da AIG, embora tenha descartado algumas reivindicações.

A Starr processou o governo em novembro, dizendo que a tomada de 79,9% de participação na AIG e a linha de crédito de US$ 85 bilhões com uma onerosa taxa de juros de 14,5% privou acionistas de seus direitos.

A AIG recebeu um resgate em 16 de setembro de 2008, no auge da crise financeira global, conforme as perdas dispararam devido a apostas arriscadas em dívidas imobiliárias.

Starr afirmou que o governo assumiu o controle indevidamente como um meio de fornecer um "resgate secreto" para o Goldman Sachs e outros parceiros comerciais.

(Por Jonathan Stempel)