Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

AIG pode processar governo dos EUA após resgate de US$ 182 bi

08/01/2013 16h00

A AIG (American International Group), seguradora que recebeu US$ 182 bilhões de resgate dos Estados Unidos, pode aderir a um processo contra o governo com a acusação de que os termos da ajuda foram injustos.

Diante da notícia, o escritório do Federal Reserve (banco central norte-americano) em Nova York, uma das fontes do resgate, afirmou que na época a seguradora simplesmente poderia ter escolhido quebrar e deixar os acionistas no prejuízo.

A adesão da AIG vai de encontro à campanha "Obrigado, Estados Unidos", que a seguradora vem fazendo com bastante alarde na TV para agradecer aos contribuintes o resgate.

A AIG confirmou nesta terça-feira (8) que a direção vai se reunir na quarta-feira (9) para discutir a adesão ao processo contra o governo aberto pelo ex-presidente-executivo da seguradora Maurice "Hank" Greenberg.

Greenberg, cuja Starr International tinha 12% da AIG antes da quase quebra dessa última, acusou o Fed de fazer resgate para salvar os bancos de Wall Street à custa dos acionistas e de cobrar juros exorbitantes no empréstimo.

Um juizado federal de Manhattan indeferiu a ação de Greenberg em novembro, mas outro processo com alegações diferentes ainda está correndo na Corte Federal de Apelações dos Estados Unidos.

Uma fonte familiar ao assunto disse que advogados do Fed planejam comparecer à reunião de conselho na quarta-feira para se posicionarem.

Um porta-voz da AIG se limitou a confirmar que o conselho vai se reunir. A decisão de aderir ao processo foi noticiada primeiramente pelo New York Times. Um representante do Tesouro se negou a comentar o assunto.

(Por Ben Berkowitz e Jonathan Spicer)