IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações europeias fecham em alta após dados dos EUA

27/06/2013 14h09

Por Blaise Robinson

PARIS, 27 Jun (Reuters) - As ações europeias fecharam em alta nesta quinta-feira, após dados econômicos dos Estados Unidos aliviarem temores sobre se a maior economia do mundo pode resistir à redução do estímulo monetário do Federal Reserve, banco central norte-americano.

As ações da montadora francesa PSA Peugeot Citroen saltaram 5,5 por cento depois que fontes disseram à Reuters que a família fundadora ofereceu abriu mão do controle para reanimar planos de uma aliança mais próxima com a General Motors.

O índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 subiu 0,7 por cento, para 1.157 pontos, registrando alta pelo terceiro dia seguido.

O índice ainda acumula queda de 8 por cento desde o final de maio, quando declarações iniciais do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, sobre a necessidade de começar a reduzir o programa de estímulo monetário do banco central provocaram vendas em mercados acionários globais e em mercados de renda fixa.

"O mercado certamente caiu de forma exagerada e nós acreditamos que há oportunidades de investimento de longo prazo aí", afirmou o diretor de investimento do Octopus Investments, Oliver Wallin.

Dados mostraram nesta quinta-feira que os gastos do consumidor se recuperaram em maio, enquanto os pedidos de auxílio-desemprego caíram na semana passada, alimentando expectativas de que o crescimento econômico dos Estados Unidos está ganhando força.

Declarações do presidente do Fed de Nova York, William Dudley, também ajudaram a sustentar o humor. Ele disse nesta quinta-feira que as compras de ativos do Fed podem ser mais agressivas do que o cronograma que o chairman Ben Bernanke apresentou na semana passada se o crescimento econômico e o mercado de trabalho ficarem mais fracos do que o esperado.

Em LONDRES, o índice Financial Times subiu 1,26 por cento, a 6.243 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX ganhou 0,63 por cento, para 7.990 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 teve alta de 0,97 por cento, a 3.762 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib avançou 0,44 por cento, para 15.430 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 expandiu 0,27 por cento, a 7.844 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,13 por cento, para 5.532 pontos.

(Reportagem adicional de Toni Vorobyova)