Índice europeu de ações fecha em alta mesmo com queda do petróleo
LONDRES (Reuters) - O principal índice de ações europeias fechou em alta nesta segunda-feira, recuperando-se da fraqueza vista mais cedo provocada pelo recuo dos preços dos petróleo para novas mínimas de cinco anos e meio.
O índice FTSEurofirst 300, que reúne os principais papéis do continente, subiu 0,63 por cento, a 1.357 pontos.
Durante a parte inicial do pregão, o indicador operou no azul, sustentado pelos papéis de empresas do setor de saúde, depois que a Shire concordou em comprar a NPS Pharmaceuticals por 5,2 bilhões de dólares e a Roche também fechou um acordo.
O índice de Saúde STOXX Europe 600 encerrou o dia com alta de 0,86 por cento.
Os papéis do setor químico também tiveram desempenho favorável depois que o banco de investimento norte-americano Citigroup elevou as empresas químicas europeias, incluindo a BASF.
O Citi informou que a queda dos preços do petróleo irá apresentar problemas de curto prazo para algumas das empresas, mas que o euro mais fraco impulsionará seus lucros.
A ação da suíça Roche subiu 1,62 por cento depois que agiu para adquirir uma participação majoritária na empresa de análise molecular e de genoma Foundation Medicine Inc por até 1,18 bilhão de dólares.
As ações da Lufthansa subiram 1,7 por cento após a empresa afirmar que espera redução no custo com combustível devido à queda nos preços do petróleo.
Os investidores também têm aumentado suas expectativas de que o Banco Central Europeu (BCE) fará um programa de estímulos para combater a pressão deflacionária na zona do euro, ajudando a elevar as ações na região.
Pesuquisa Reuters mostrou que o BCE pode anunciar programa de compra de bônus soberano já na próxima semana e certamente já terá feito isso até março, de acordo com 19 de 20 operadores do mercado monetário consultados.
Em parte deste pregão, os indicadores acionários foram negociados em baixa, refletindo a forte queda nos preços do petróleo, com o Brent indo abaixo de 48 dólares.
Em LONDRES, o índice Financial Times ficou estável, a 6.501 pontos.
Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 1,38 por cento, a 9.781 pontos.
Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 1,18 por cento, a 4.228 pontos.
Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve ganho de 0,95 por cento, a 18.349 pontos.
Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 0,81 por cento, a 9.797 pontos.
Em LISBOA, o índice PSI20 subiu 0,40 por cento, a 4.705 pontos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.