IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petroleira BP suspende busca por petróleo no Uruguai

03/08/2015 16h20

MONTEVIDÉU (Reuters) - A petroleira inglesa BP decidiu suspender a busca por hidrocarbonetos no Uruguai, em meio à queda nos preços do petróleo, que torna mais difícil sustentar projetos de alto risco para a indústria, disse um funcionário da petroleira estatal uruguaia Ancap.

Depois de investir mais de 100 milhões de dólares em trabalhos de exploração no Uruguai desde 2012, a multinacional devolverá à Ancap em outubro dois blocos de que dispõe na Bacia Oriental del Plata, uma zona de baixa profundidade marítima.

"A razão (da desistência) é geológica, é devido ao risco das áreas de prospecção que ela adquiriu. A BP tem outros projetos de exploração em outras partes do mundo com menor risco e o contexto atual faz com que os investimentos sejam limitados", disse à Reuters o gerente de exploração e produção da Ancap, Héctor de Santa Ana.

Ante a queda dos preços do petróleo, a companhia inglesa informou recentemente que baixou sua previsão de investimentos neste ano para menos de 20 bilhões de dólares.

Nesta segunda-feira, o preço do petróleo tipo Brent caiu para menos de 50 dólares, o menor nível em seis meses.

A BP disse ao diário uruguaio "El Observador" que "a probabilidade de êxito para encontrar hidrocarbonetos comercialmente exploráveis nos blocos concedidos à empresa é muito baixa".

(Por Malena Castaldi)