Barbosa diz que maior desafio é o fiscal e economia voltará a crescer no fim do ano
BRASÍLIA, 10 Mar (Reuters) - O maior desafio do governo no momento é o fiscal, mas a economia vai se estabilizar no terceiro trimestre e voltar a crescer no quarto, afirmou nesta quinta-feira o ministro da Fazenda, Nelson Barbosa.
Em seminário do Tesouro Nacional, em Brasília, Barbosa afirmou que está mantida a proposta de enviar ao Congresso a reforma da Previdência até abril, destacando que qualquer proposta de reforma busca o consenso e que não é hora de extremismo.
"Temos de evitar o otimismo excessivo, pois isso leva à complacência, mas também evitar o pessimismo excessivo", disse. "O Brasil vem sofrendo grandes volatilidades em preços de ativos e nesse momento o governo não deve ser um agente de maior volatilidade, deve ser um agente de estabilização", acrescentou.
Barbosa ressaltou a importância de serem tomadas medidas de curto prazo para recuperar a economia, mas também de reformas mais estruturais para garantir a sustentação da economia no longo prazo.
O ministro acrescentou que o governo está buscando construir propostas de controle de gastos, incluindo a reforma da Previdência, a serem enviadas ao Congresso e que essas propostas têm a característica de serem graduais, "com regras de transição".
"O adiamento do enfrentamento desses problemas vai tornar inevitável a adoção de soluções mais drásticas, o que não é bom para ninguém", disse.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.