IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Crescimento da China desacelera a 6,7% no 1º tri sobre ano anterior

Por Kevin Yao e Sue-Lin Wong

15/04/2016 08h27

PEQUIM (Reuters) - A economia da China cresceu ao ritmo mais lento desde 2009 no primeiro trimestre, mas um salto na dívida parece estar alimentando a recuperação da atividade industrial, do investimento e dos gastos das famílias na segunda maior economia do mundo.

Dados oficiais publicados na sexta-feira (15) mostraram que o PIB (Produto Interno Bruto) da China cresceu 6,7% no primeiro trimestre na comparação com o ano anterior, ligeiramente abaixo dos 6,8% do quarto trimestre, como esperado.

São boas notícias no curto prazo, dizem economistas, mas muitos temem que isso possa marcar um retorno ao velho receituário utilizado durante a crise financeira, quando Pequim tirou sua economia de um período de desaceleração por meio de imensos estímulos, em vez de reformas estruturais.

No entanto, outros indicadores mostraram que os novos empréstimos, vendas no varejo, produção industrial e investimentos em ativos fixos ficaram acima do previsto.

Estabilização

Embora alguns analistas digam que os dados são evidência de que a desaceleração econômica atingiu o fundo do poço, alguns advertem que o primeiro trimestre de 2015 teve um início similarmente positivo para então desembocar em uma quebra das bolsas mais tarde no ano.

"O que isso mostra é uma estabilização da economia antiga", disse Raymond Yeung do ANZ, citando a recuperação da produção industrial e do investimento em ativos fixos.

"Eu continuaria cauteloso sobre o crescimento. O dado de 6,9% do ano passado foi sustentado por uma grande contribuição de serviços financeiros e o crescimento forte recente dos empréstimos e do crédito e a retomada recente de ofertas iniciais de ações sugerem que isso ainda pode ter uma grande contribuição".

Sem comparação trimestral

A Agência Nacional de Estatísticas disse em entrevista à imprensa em Pequim nesta sexta-feira que, embora os principais indicadores econômicos tenham mostrado mudanças positivas, "a pressão negativa não deve ser subestimada".

A agência não distribuiu os dados do PIB na comparação trimestral como fazia no passado, dizendo que precisava de mais tempo para calculá-los.

Os mercados financeiros globais reagiram bem aos números, mas as bolsas domésticas recuaram levemente, com analistas afirmando que os dados fortes sugerem a possibilidade de um ritmo mais lento de afrouxamento monetário.

(Reportagem de Kevin Yao e Sue-Lin Wong)

Nomes ligados ao governo da China são listados na 'Panama Papers'

redetv