IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Temer diz que criar empregos e pacificar o país são as prioridades

Evaristo Sá/AFP
Imagem: Evaristo Sá/AFP

16/05/2016 08h23

RIO DE JANEIRO, 16 Mai (Reuters) - O presidente interino Michel Temer afirmou que espera reduzir o desemprego e trazer calma política e econômica ao país, em entrevista exibida pela TV Globo na noite de domingo (15), em que também afirmou que não disputará a reeleição caso permaneça na Presidência em definitivo.

Temer, que assumiu a Presidência de forma interina na semana passada devido à decisão do Senado de instaurar um processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff e afastá-la do cargo por até 180 dias, disse também que vai cortar os gastos públicos onde for possível, e que fazer a reforma da Previdência é essencial.

"Não é possível não fazer nada em matéria de Previdência por uma razão singela. Daqui alguns anos, quem sofrerá as consequências serão exatamente os aposentados", disse.

Programas sociais

Reforçando promessa feita na última semana, Temer afirmou ainda que os cortes de despesas não vão afetar os programas sociais, como o Bolsa Família.

"Nós não podemos abandonar aqueles que têm dificuldade de vivência e sobrevivência", disse Temer. "Se for necessário, cortarei de outros setores, não cortarei daqueles mais carentes no país."

O presidente interino assumiu o cargo em meio à pior recessão econômica nas últimas décadas, com desemprego em alta e inflação de quase dois dígitos. Seu governo promete realizar uma série de reformas para tentar reavivar a economia.

Perguntado qual seria o legado que gostaria de deixar caso permaneça no cargo, Temer afirmou: "Reduzir o desemprego, em primeiro lugar. Em segundo lugar, ver um país pacificado".

Reeleição

Temer afirmou, ainda na entrevista, que não vai concorrer à reeleição caso Dilma seja afastada em definitivo e ele assuma a Presidência até o final do atual mandado, que vai até 2018.

"Eu estou negando a possibilidade de uma eventual reeleição, até porque isso me dá maior tranquilidade, eu não preciso praticar gestos ou atos conducentes a uma eventual reeleição. Eu posso ser até, digamos assim, impopular, mas desde que produza benefícios para o país, para mim é suficiente", afirmou.

Na entrevista gravada, Temer disse ainda que não vai interferir nas investigações da operação Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de corrupção que envolve principalmente a Petrobras, empreiteiras e diversos políticos.

(Reportagem de Paulo Prada)

Em 1º discurso, Temer engasga, perde a voz e pede água

UOL Notícias