IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações caem em meio a temores sobre aumento de taxa de juros

17/05/2016 18h20

17 Mai (Reuters) - Os principais índices acionários dos Estados Unidos caíram nesta terça-feira, com os investidores aumentando suas apostas de que o Federal Reserve elevará as taxas de juros mais tarde este ano e com o forte recuo do Home Depot após a divulgação de seu balanço trimestral.

O índice Dow Jones caiu 1,02 por cento, para 17.529 pontos, o S&P 500 recuou 0,94 por cento, para 2.047 pontos e o Nasdaq Composite registrou queda de 1,25 por cento, para 4.715 pontos.

Os preços ao consumidor nos EUA registraram seu maior aumento em mais de três anos em abril, com o avanço da gasolina e dos aluguéis. Os dados apontaram para uma aceleração constante da inflação, o que pode dar ao Fed a munição para aumentar as taxas de juros mais tarde este ano.

Também nesta terça-feira, um membro do Fed disse que pressionará por um aumento de juros em junho ou julho, enquanto outros dois membros do banco central norte-americano disseram ver até três aumentos este ano, deixando a porta aberta para uma mudança na política monetária relativamente em breve.

"O mercado de ações está seguindo pistas de dados mais fortes e alguns dos comentários de membros do Fed em termos de possibilidades de aumentarem mais do que está cotado no mercado", disse o especialista sênior de investimentos de renda fixa da Aberdeen Asset Management, Patrick Maldari.

(Por Lewis Krauskopf; reportagem adicional Rodrigo Campos, Yashaswini Swamynathan e Tanya Agrawal)