IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Química Bayer faz proposta para compra da Monsanto; empresa vale US$ 42 bi

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Por Greg Roumeliotis e Mike Stone

19/05/2016 13h10

NOVA YORK/FRANKFURT (Reuters) - O grupo farmacêutico e químico alemão Bayer fez uma proposta não solicitada de compra da companhia de sementes norte-americana Monsanto, visando criar a maior fornecedora agrícola do mundo e assumir vantagem nos mercados convergentes de pesticidas e sementes.

A Monsanto revelou a aproximação na quarta-feira (18), antes de a Bayer confirmar seu movimento, ainda que nenhuma das duas tenha divulgado os termos da proposta.

O valor de mercado de US$ 42 bilhões da Monsanto significa que o acordo poderia superar o plano de aquisição da companhia suíça de agroquímicos Syngenta pela chinesa ChemChina –um negócio que a própria Monsanto perseguiu no ano passado– e pode encarar obstáculos do regulador antitruste dos Estados Unidos.

Um comunicado da Monsanto disse que sua diretoria está revisando a proposta, que é objeto de análise, aprovação regulatória e outras condições. Não há garantia de que qualquer transação será concluída, acrescentou.

Às 10h57 (horário de Brasília), as ações da Bayer tombavam mais de 9%, tocando nesta quinta-feira (19) o menor valor de dois anos e meio, com alguns investidores preocupados com o custo potencial do acordo. Já as ações da Monsanto subiam mais de 4%.

(Reportagem adicional por Ludwig Burger, em Frankfurt, e Victoria Bryan, em Berlim)