IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil decide liberar importação de feijão

Getty Images
Imagem: Getty Images

22/06/2016 12h25Atualizada em 24/06/2016 15h41

BRASÍLIA, 22 Jun (Reuters) - O presidente interino Michel Temer anunciou nesta quarta-feira (22) a liberação da importação do feijão num esforço para diminuir o preço do alimento, cuja alta recente vem impactando fortemente a inflação.

Em nota no site do Palácio do Planalto, o governo anunciou que a liberação valerá para a importação do feijão da Argentina, Paraguai e Bolívia. Também está sendo estudada a importação do produto do México, após assinatura de acordo sanitário, e da China.

O preço do feijão pesou no seu bolso?

Resultado parcial

Total de 7338 votos
45,72%
42,45%
11,83%

Segundo a nota, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o preço do principal produto na mesa dos brasileiros subiu em função de questões climáticas, que gerou perda de praticamente toda a safra no Centro-Oeste.

O ministro afirmou ainda que outra medida sendo tomada, de negociar com grandes redes de supermercado para que busquem o produto onde há maior oferta.

O preço do feijão-carioca seguiu mostrando força em junho, segundo o IPCA-15, com alta de 16,38% sobre o mês anterior, brecando desaceleração mais intensa de alimentos e bebidas, que subiram 0,35% neste mês, sobre 1,03% em maio.

No acumulado em 12 meses até maio, os preços do feijão carioca já haviam subido quase 42%.

O clima adverso no país tem provocado repiques na inflação de alimentos, afetando também produtos como soja e milho. O movimento ameaça o início do afrouxamento da taxa básica de juros pelo Banco Central, que vem reafirmando que só cortará a Selic --em 14,25% ao ano desde julho passado-- quando enxergar arrefecimento suficiente na alta de preços domésticos.

(Por Marcela Ayres; Edição de Patrícia Duarte)