Bolsas

Câmbio

Bancos pressionam principal índice europeu em meio a incertezas após decisão britânica

Danilo Masoni e Sudip Kar-Gupta

MILÃO/LONDRES, 27 Jun (Reuters) - O principal índice europeu de ações recuou nesta segunda-feira (27), com os bancos registrando a maior perda em dois dias, devido às incertezas em relação à decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia.

O índice FTSEurofirst 300 caiu 3,65%, a 1.223 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 recuou 4,11%, a 308 pontos, depois de cair 7% na sexta-feira (24), sua maior queda diária desde 2008.

Já a queda do índice espanhol Ibex foi menor do que outros índices da região depois que uma eleição geral levantou esperanças de que o país poderia resolver um impasse político, mesmo que não tenha ficado imediatamente claro que tipo de maioria pode ser formada.

O índice de ações bancárias da Europa teve queda de 7,7%, perdendo mais de um quinto de seu valor em dois duas e terminando apenas poucos pontos acima da sua mínima alcançada no ápice da crise da dívida da zona do euro, no final de 2011.

Analistas disseram que a saída do Reino Unido da UE deve colocar mais pressão sobre os resultados dos bancos, já sofrendo com taxas de juros muito baixas, crescimento baixo e alta inadimplência.

"A saída britânica da UE deve ter implicações duradouras no cenário para o setor bancário europeu", disse o Deutsche Bank, recomendando aos clientes que evitem bancos na Grã-Bretanha e na Espanha e bancos com recomendação de ações abaixo da média do mercado na Itália.

Em Londres, o índice Financial Times recuou 2,55%, a 5.982 pontos.

Em Frankfurt, o índice DAX caiu 3,02%, a 9.268 pontos.

Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 2,97%, a 3.984 pontos.

Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 3,94%, a 15.103 pontos.

Em Madri, o índice Ibex-35 registrou baixa de 1,83%, a 7.645 pontos.

Em Lisboa, o índice PSI20 desvalorizou-se 2,34%, a 4.260 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos