IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Banco Mundial eleva previsão para preço do petróleo em 2016

Por Devika Krishna Kumar

26/07/2016 17h54

NOVA YORK (Reuters) - O Banco Mundial elevou sua previsão de preço do petróleo em 2016 para 43 dólares por barril nesta terça-feira, ante 41 dólares por barril, citando interrupções no fornecimento e demanda robusta no segundo trimestre.

Interrupções no fornecimento de petróleo no segundo trimestre, incluindo as decorrentes de ataques de militantes na Nigéria e incêndios no Canadá, ajudaram preços do petróleo a se recuperarem de mínimas de 12 anos atingidas no início do ano.

No entanto, desde que os preços subiram a 51 dólares por barril no início de junho um crescente excesso nos produtos refinados tem sufocado a perspectiva de demanda e a oferta ressurgente de muitas interrupções tem atrasado o reequilíbrio do mercado de petróleo.

O Banco Mundial disse que suas últimas previsões consideram esses desenvolvimentos recentes.

"Esperamos preços ligeiramente mais altos para o petróleo na segunda metade de 2016 uma vez que o excesso de oferta do mercado de petróleo diminui," disse economista sênior e principal autor do panorama trimestral do mercado de commodities do Banco Mundial, John Baffes, em comunicado.

"No entanto, os estoques continuam muito grandes e levarão algum tempo para diminuir."