IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Klabin tem lucro de R$ 1,27 bilhão no 2º trimestre

Por Alberto Alerigi Jr.

26/07/2016 11h08

SÃO PAULO (Reuters) - A produtora de papel para embalagens e celulose Klabin teve lucro líquido de 1,27 bilhão de reais no segundo trimestre ante resultado positivo de 296 milhões de reais obtido no mesmo período do ano passado.

No primeiro resultado da empresa a incluir as vendas da celulose produzida pela fábrica recém-inaugurada da companhia no Paraná, a Klabin informou geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 538 milhões de reais em termos ajustados, crescimento anual de 37 por cento.

A empresa informou que o custo caixa de produção de celulose, um indicador chave de eficiência no setor, foi de 890 dólares por tonelada no segundo trimestre e que o objetivo é reduzir isso em 25 por cento "nos próximos períodos".

As vendas de celulose da Klabin no segundo trimestre foram de 181 mil toneladas, cerca de 50 por cento da capacidade nominal da fábrica inaugurada no final de junho em Ortigueira (PR).

A companhia teve alta de 4 por cento no volume de vendas de papéis no trimestre passado, para 450 mil toneladas, com expansão de 10 por cento nas exportações.

A Klabin terminou junho com endividamento líquido de 11,4 bilhões de reais, avanço de 40 por cento sobre um ano antes, enquanto a relação de alavancagem sobre Ebitda subiu de 4,5 para 5,2 vezes em reais.

A empresa investiu 649 milhões de reais no segundo trimestre, dos quais 505 milhões foram dedicados à fábrica de celulose. A empresa informou que ainda restam investimentos de cerca de 650 milhões de reais a serem aplicados no projeto ao longo do segundo semestre deste ano.