PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Petrobras conclui negociação da Nova Transportadora Sudeste

Luiz Souza/iStock
Imagem: Luiz Souza/iStock

Gustavo Bonato

08/09/2016 10h44

SÃO PAULO, 8 Set (Reuters) - A Petrobras (PETR4) concluiu as negociações para vender a unidade de gasodutos Nova Transportadora Sudeste (NTS) para um consórcio liderado pela canadense Brookfield, informou a estatal em fato relevante ao mercado nesta quinta-feira (8), sem revelar imediatamente os detalhes do negócio.

Na terça-feira, a Reuters noticiou que a Petrobras tinha fechado acordo para vender 90% de sua participação na NTS para um grupo de investidores liderados pela Brookfield Asset Management, por US$ 5,2 bilhões, segundo uma fonte com conhecimento direto do assunto. 

"Após atendidas as etapas previstas no processo de desinvestimento da Petrobras, os termos e condições finais da operação serão submetidos à deliberação dos órgãos estatutários da companhia e, caso aprovados, serão tempestivamente divulgados ao mercado", limitou-se a dizer a estatal.

Segundo a reportagem da Reuters, o grupo de investidores inclui o fundo de pensões de British Columbia, no Canadá, e os fundos soberanos CIC (China) e GIC (Cingapura).

A fonte acrescentou que o acordo para a venda da NTS será submetido ao Conselho de Administração da Petrobras, e o fechamento do negócio é esperado para o final de setembro.

Se confirmado o valor do negócio, o acordo deverá ser o maior desinvestimento até o momento dentro do plano da Petrobras de vender cerca de US$ 15 bilhões em ativos em 2015 e 2016.

(Edição Alberto Alerigi Jr. e Roberto Samora)