IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eletrobras está perto de quitar inadimplência no mercado de energia, diz Aneel

20/09/2016 12h08

SÃO PAULO, 20 Set (Reuters) - A estatal Eletrobras (ELET6) deve quitar até a próxima semana dívidas milionárias de suas subsidiárias de distribuição de energia junto à hidrelétrica de Jirau, disse nesta terça-feira (20) o diretor-geral da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Romeu Rufino, durante reunião de diretoria do órgão.

O diretor disse que a Eletrobras garantiu já ter os recursos para quitar a dívida e afirmou que a inadimplência não voltará a ocorrer, uma vez que essas subsidiárias da estatal estão em preparação para serem privatizadas, e com isso terão acesso a empréstimos para cobrir parte de seus custos.

Rufino definiu tanto as dívidas da Eletrobras com Jirau e outros geradores quanto a inadimplência das distribuidoras da estatal junto a operações na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) como "indesejáveis", uma vez que interferem em todo o fluxo de pagamentos do setor elétrico.

A Energia Sustentável do Brasil, empresa responsável por Jirau que tem como acionistas a francesa Engie e a japonesa Mitsui, além da própria Eletrobras, por meio das subsidiárias Eletrosul e Chesf, disse durante a reunião que as dívidas acumuladas pelas distribuidoras da estatal federal chegam a cerca de R$ 35 milhões.

A companhia, no entanto, teve negado um pleito feito à Aneel para que o valor da dívida fosse abatido de um pagamento de R$ 60 milhões que a empresa precisa fazer até 22 de setembro junto à CCEE.

O valor é referente ao aporte de garantias para a liquidação financeira do mercado de curto prazo de energia referente a julho, que será realizada no início de outubro.

"A questão está absolutamente solucionada. Infelizmente, não foi possível em tempo do aporte de garantia, mas temos bastante segurança de que isso (o pagamento das dívidas) ocorrerá a tempo da liquidação", disse Rufino.

(Por Luciano Costa; edição de Roberto Samora e Gustavo Bonato)