IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Temer busca em Tóquio atrair investimentos para o Brasil e acesso a mercado japonês

Kazuhiro Nogi/AFP
Imagem: Kazuhiro Nogi/AFP

Minami Funakoshi

19/10/2016 07h35

TÓQUIO, 19 Out (Reuters) - Brasil e Japão acertaram nesta quarta-feira (19) explorar oportunidades de investimento japonês em infraestrutura no Brasil, em uma viagem que o presidente Michel Temer busca atrair recursos estrangeiros para tirar o país de uma profunda recessão.

Sob o acordo, autoridades japonesas e brasileiras irão discutir cooperação em investimentos em áreas como transporte, logística, tecnologia da informação e energia.

"O Brasil representa uma chance para o Japão. Em particular, há uma grande oportunidade de investimento na área de infraestrutura", disse o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em entrevista coletiva com Temer. "Estou realmente feliz que conseguimos acordar conversas sobre desenvolvimento de infraestrutura."

Detalhes como quando as primeiras consultas serão feitas ainda não foram decididos, disse uma autoridade do Ministério das Relações Exteriores japonês.

No mês passado, o governo Temer lançou um pacote de concessões e privatizações com ativos em logística, energia, petróleo e saneamento, em um modelo regulatório mais pró-mercado do que o praticado em governos anteriores, para impulsionar os investimentos privados e tirar a economia do país de sua mais profunda recessão em décadas.

"Nós identificamos, entre os empresários japoneses, forte interesse em vários projetos do nosso plano de parcerias de investimento com ênfase, exatamente, na área da infraestrutura", disse Temer na mesma entrevista coletiva.

Na primeira visita de um presidente do Brasil ao Japão em 11 anos, Temer buscou reparar laços abalados pela ex-presidente Dilma Rousseff, que cancelou duas vezes visitas oficiais ao país.

Antes da entrevista com Abe, Temer disse a empresários japoneses que há muito potencial para investimentos em infraestrutura no Brasil.

"Há cerca de 700 empresas japonesas no Brasil. Portanto, eu ressalto mais uma vez que um dos objetivos centrais da nossa presença no Japão, embora por um único dia, é exatamente incrementar e incentivar estas relações comerciais e industriais entre o Brasil e o Japão", disse.

Além do objetivo de atrair investimentos japoneses para o Brasil, Temer também espera que os mercados japoneses se abram para commodities brasileiras, como carne bovina e frutas.
O Japão tinha US$ 23,59 bilhões em investimentos diretos no Brasil ao final de 2015, de acordo com a Organização de Comércio Exterior do Japão.

Atualmente, a importação de carne bovina brasileira para o Japão é amplamente bloqueada. O Ministério da Agricultura brasileiro informou na terça-feira que espera impulsionar sua participação no mercado de carnes e frutas japonês em meados de 2017.

Recomeço

Temer também disse que busca equilibrar as contas do governo, ao limitar os gastos públicos, e garantir segurança jurídica aos investidores.

"Nós estamos aqui precisamente para revelar a presença de um novo Brasil. Nós até utilizamos a expressão “recomeço” para dizer que é o que exige a situação que encontramos ao assumir o governo, uma situação que afetou o governo, afetou o povo brasileiro, afetou empresários e investidores do Brasil e do mundo", disse em seu discurso.

"Ser simplesmente grande não basta. É preciso ser grande, com estabilidade institucional e com segurança jurídica, que é exata e precisamente o que nós vivemos, digamos assim, com muita franqueza, de uns dois meses para cá", acrescentou. "Portanto, quem lá for investir, terá a certeza que opera em um ambiente previsível, seguro e racional."