IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB do Japão cresce mais no 3º tri com exportações, mas perspectiva é fraca

14/11/2016 09h00

TÓQUIO (Reuters) - A economia do Japão superou as expectativas entre julho e setembro, expandindo-se pelo terceiro trimestre consecutivo com as exportações mais fortes, mas a fraca atividade doméstica põe em dúvida as esperanças de recuperação sustentável.

Dados governamentais ressaltaram recuperação econômica potencialmente frágil, dependente de exportações, assim como a vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos aumentou a incerteza sobre as perspectivas econômicas globais.

O Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 2,2 por cento no terceiro trimestre em base anualizada, mais rápido do que o aumento de 0,9 por cento esperado pelos mercados, depois do avanço de 0,7 por cento entre abril e junho. Foi o terceiro trimestre consecutivo de expansão.

"As exportações se recuperaram, mas o consumo privado e as despesas de capital estão fracos. A economia não está tão forte", disse Hidenobu Tokuda, economista-sênior do Mizuho Research Institute.

"Há riscos da China e das políticas comerciais da Trump", disse Tokuda, ecoando as preocupações dos políticos.

A leitura preliminar PIB traduziu-se em expansão trimestral de 0,5 por cento no terceiro trimestre, contra ganho de 0,2 por cento esperado pelos economistas.

A demanda externa --ou exportações menos importações-- somou 0,5 ponto percentual ao PIB, devido ao salto nas exportações sobre o trimestre anterior e à queda das importações causada pelos ganhos do iene, pela queda do preço do petróleo e pela fraca demanda interna.