IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa terá juros distintos no financiamento imobiliário conforme risco de cliente

Getty Images/iStockphoto/Pogonici
Imagem: Getty Images/iStockphoto/Pogonici

Por Aluísio Alves

01/02/2017 18h35

SÃO PAULO, 1 Fev (Reuters) - A Caixa Econômica Federal pretende passar a praticar juros distintos no financiamento imobiliário, com oferta de taxas menores para clientes que derem uma entrada maior ou pagarem o empréstimo em menos tempo, disse nesta quarta-feira (1º) o vice-presidente de Habitação do banco estatal, Nelson Antonio de Souza.

Hoje o banco oferece taxas de juros padronizadas para não-correntistas.

"Pretendemos ter isso em operação ainda neste primeiro semestre", disse Souza à agência de notícias Reuters. "Vai ser uma espécie de cadastro positivo: quem oferecer níveis de risco menores poderá ter juros mais baixos".

Com cerca de 67% do mercado de financiamento habitacional, a Caixa tem buscado formas de incentivar o setor, fortemente afetado pela recessão no país. O banco estatal federal foi o primeiro a anunciar cortes nas taxas de juros para o setor em novembro, após o Banco Central ter iniciado em outubro um ciclo de cortes da Selic.

Segundo Souza, o banco não pretende promover novos cortes de juros no financiamento imobiliário nos próximos meses apesar da esperada queda da taxa Selic, porque leva em conta outros fatores de risco, como capacidade de pagamento dos tomadores.

(Edição de Raquel Stenzel)