Bolsas

Câmbio

EXCLUSIVO-PSA chega a acordo para comprar Opel da GM, ganha aprovação do conselho, dizem fontes

PARIS/LONDRES (Reuters) - O grupo francês PSA fechou um acordo com a General Motors para comprar a deficitária divisão Opel da montadora norte-americana, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento do assunto.

O conselho de administração da PSA, fabricante de carros Peugeot e Citroën, aprovou o acordo na sexta-feira com um anúncio planejado para segunda-feira, disse uma das fontes.

Os porta-vozes do PSA e da Opel não quiseram comentar.

As duas montadoras, que já compartilham alguma produção em uma aliança europeia, confirmaram no mês passado que estavam negociando uma aquisição definitiva da Opel e da sua marca britânica Vauxhall pelo grupo PSA, com sede em Paris, o que despertou a preocupação com possíveis demissões.

Mais cedo nesta sexta-feira, os administradores da Opel adiaram uma reunião com os trabalhadores para segunda-feira de manhã, dizendo que ainda não poderiam discutir detalhes do acordo proposto.

O chefe da PSA, Carlos Tavares, disse na semana passada que a aquisição total da Opel ofereceria uma "oportunidade de criar um campeão europeu de carros" e rapidamente excederia a marca de 5 milhões de veículos vendidos anualmente. A montadora francesa também espera economia de até 2 bilhões de euros com o negócio, disseram fontes.

(Por Laurence Frost, Gilles Guillaume e Pamela Barbaglia, com reportagem adicional de Edward Taylor em Frankfurt)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos