Bolsas

Câmbio

Governo anuncia na terça novo pacote de concessões e quer acelerar projetos como a Ferrogrão

BRASÍLIA (Reuters) - O governo federal anunciará na terça-feira uma nova rodada de concessões de infraestrutura, envolvendo principalmente ativos nas áreas de portos, ferrovias, rodovias e energia elétrica, disse à Reuters uma fonte a par do assunto.

Em janeiro, uma fonte do governo já havia antecipado à Reuters que um segundo pacote de concessões estava sendo estudado para ser apresentado em março.

Além de novas concessões, como o de um trecho catarinense da BR-101 e de terminais portuários em Itaqui (MA) e Paranaguá (PR) e o de 34 lotes de linhas de transmissão de energia elétrica, o governo deve também anunciar que vai "acelerar" o processo de concessão de projetos anunciados em setembro de 2016, como a chamada Ferrogrão.

A Ferrogrão é uma ferrovia projetada para ligar o Mato Grosso ao Pará, em um trajeto paralelo ao da BR-163. A decisão de acelerar esse processo deve-se ao recente problema na BR-163, que acumulou uma fila de quilômetros de caminhões carregados de soja na semana passada, por conta do atoleiro em um trecho de 100 quilômetros sem asfalto.

O anúncio de terça-feira não deve envolver o leilão de aeroportos, pois os projetos não teriam sido concluídos, informou a fonte.

(Por Leonardo Goy)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos