Bolsas

Câmbio

Política está influenciando mais no comportamento do mercado financeiro, diz BIS

LONDRES, 6 Mar (Reuters) - Os investidores estão se concentrando mais na política e tornaram-se mais seletivos em relação ao que compram, disse o Banco de Compensações Internacionais (BIS, na sigla em inglês) nesta segunda-feira (6), em seu sinal mais recente de que os mercados podem estar se libertando da dependência de suporte de bancos centrais.

O BIS disse em seu relatório trimestral que houve uma crescente discriminação entre classes de ativos, regiões e setores, em contraste com o "comportamento de rebanho" que caracterizou os últimos anos.

"A política apertou seu controle sobre os mercados financeiros no último trimestre, reafirmando sua supremacia sobre a economia", disse o chefe do departamento monetário e econômico do BIS, Claudio Borio.

O BIS, muitas vezes tratado como o "banco central dos bancos centrais", funciona como um fórum para as principais autoridades monetárias do mundo. Suas declarações sobre os mercados globais e a economia dão uma visão sobre o pensamento das autoridades.

Borio chamou de "precipitada" a queda na correlação entre as classes de ativos. A vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos levou a uma onda de alta em Wall Street e impulsionou o dólar e o rendimento dos Treasuries.

O relatório também abordou a incerteza política na Europa, com as próximas eleições francesas, holandesas, alemãs e potencialmente italianas influenciando a confiança.

Rendimentos mais altos e um dólar mais forte também representam riscos, especialmente para os mercados emergentes, embora o relatório reconheça que muitos mercados de ações e de crédito dos países emergentes têm visto a confiança melhorar nos últimos meses.

(Por Marc Jones)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos