IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Atlas Renewable Energy busca ativos solares de baixo risco na América Latina

08/03/2017 17h34

SANTIAGO (Reuters) - A Atlas Renewable Energy, uma plataforma lançada na última semana pelo fundo de capital privado inglês Actis, está em busca de ativos solares ao redor da América Latina, mas grandes riscos estão fora do radar, disse o presidente Carlos Barrera à Reuters nesta quarta-feira.

A Actis, que já tem investimentos significativos em renováveis em países desenvolvidos, anunciou na quarta-feira passada que criou a Atlas ao se comprometer a pagar 525 milhões de dólares para a compra de mais de 1.500 megawatts em projetos solares ao redor da América Latina da norte-americana SunEdison, agora em recuperação judicial.

Os principais mercados para a Atlas são México, Uruguai, Chile e Brasil, e Barrera afirmou que a companhia busca ainda oportunidades de expansão em uma série de outros países, como Peru e Colômbia.

Mas os projetos têm de ser de baixo risco, e parques solares "merchant", um tipo de projeto que tem surgido na América do Sul nos últimos anos no qual usinas solares vendem a produção diretamente para a rede, sem qualquer acordo pré-estabelecido de compra com o governo ou um cliente privado, estão fora de cogitação.

"Essa nova plataforma está em busca de ativos de alta qualidade e baixo risco", disse Barrera.

No Chile, onde a Atlas ficará sediada, a companhia comprou o parque solar Quilapilun da SunEdison, um projeto de 110 megawatts perto de Santiago, a capital, que possui um acordo de longo prazo de venda da energia para distribuidoras locais.

Na região, Barreira disse que o Uruguai possui um mercado solar atrativo e bem desenvolvido, mas o país tem capacidade suficiente no curto prazo, o que significa que a construção de novas usinas pode não ser iminente.

No México, o setor também é promissor, mas o maior desafio é a grande competição. Já a Argentina está no radar, mas a Atlas pretende aguardar para ver se as recentes promessas de investimento em energias renováveis no país serão algo sustentável.

(Por Gram Slattery)