Atacadão tem alta de 37% em lucro líquido de 2016
SÃO PAULO (Reuters) - A unidade de atacarejo do Carrefour no Brasil, Atacadão, teve alta de quase 37 por cento no lucro líquido do ano passado, impulsionando o resultado no país do segundo maior grupo varejista do mundo, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira.
O Atacadão, maior rede de atacarejo do Brasil, teve lucro de 353 milhões de euros (1,186 bilhão de reais) em 2016 ante resultado positivo de 258 milhões de euros em 2015.
Os números constam do balanço do Carrefour, divulgado mais cedo, que teve lucro abaixo do esperado em 2016, pressionado por resultado fraco na França. A rede teve lucro operacional recorrente de 2,35 bilhões de euros no ano passado ante expectativa média de analistas de 2,37 bilhões.
A unidade brasileira de atacado de autosserviço teve receita de 12,47 bilhões de euros no ano passado (41,9 bilhões de reais), crescimento de cerca de 10 por cento sobre 2015.
O principal rival do Atacadão, a rede Assaí, do GPA, divulgou no final de fevereiro crescimento de 38,6 por cento na receita líquida de 2016, a 14,5 bilhões de reais, em meio a um intenso programa de abertura de lojas da bandeira.
As operações latino-americanas do Carrefour tiveram lucro operacional recorrente de 711 milhões de euros, ante 705 milhões em 2015. Na região, o Carrefour tem lojas no Brasil e na Argentina. As vendas líquidas do grupo francês no Brasil foram de 11,77 bilhões de euros em 2016, e na Argentina somaram 2,735 bilhões de euros.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.