IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE mantém política monetária e orientação como esperado

09/03/2017 09h58

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) deixou inalterada a política monetária como esperado nesta quinta-feira, mantendo o estímulo sem precedentes e sua orientação "dovish" mesmo com a recuperação mais rápida do que o esperado da inflação e do crescimento.

Enfrentando inflação baixa e crescimento fraco, o BCE tem mantido a taxa de juros em território negativo e as compras de ativos em 80 bilhões de euros por mês, prometendo acomodação substancial e uma presença ampliada no mercado para ajudar na recuperação da zona do euro.

Embora dados recentes tenham surpreendido positivamente, a alta da inflação deve ser temporária. As eleições em algumas das maiores economias do bloco, incluindo França, Alemanha e Holanda, também deixam o cenário obscuro.

Repetindo sua orientação futura padrão, o BCE disse que continua a esperar que suas taxas de juros permaneçam nos níveis atuais ou mais baixos por um período prolongado de tempo e bem além do horizonte de suas compras de ativos.

Também repetiu que as compras de ativos, que serão reduzidas em um quarto a partir de abril, podem ser elevadas ou prorrogadas se o cenário se tornar menos favorável.

Na reunião desta quinta-feira, o BCE manteve a taxa de depósito, sua principal taxa de juros, em -0,40 por cento.

A principal taxa de refinanciamento ficou em 0 por cento, enquanto a taxa de empréstimo foi mantida em 0,25 por cento.neg