IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump convida líder palestino Abbas para reunião na Casa Branca

10/03/2017 17h53

Por Luke Baker

JERUSALÉM (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, convidou nesta sexta-feira o presidente palestino, Mahmoud Abbas, para reunião na Casa Branca, disse um porta-voz de Abbas, depois que os dois líderes conversaram por telefone pela primeira vez desde que Trump assumiu o cargo.

"O presidente Trump estendeu um convite oficial ao presidente Abbas para visitar a Casa Branca em breve para discutir formas de retomar o processo político, enfatizando seu compromisso com um processo que conduzirá a uma paz real entre palestinos e israelenses", disse o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rdainah.

O porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, em Washington, confirmou mais tarde que Trump convidou Abbas para uma reunião na Casa Branca em breve.

Os palestinos estão preocupados com a abordagem mais favorável mostrada por Washington em relação ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, desde que Trump tomou posse.

Netanyahu e Trump falaram pelo telefone pelo menos duas vezes desde a posse de 20 de janeiro, e Netanyahu visitou Washington no mês passado.

Autoridades palestinas indicaram que Abbas enfatizará sua preocupação com a construção de assentamentos israelenses em terras ocupadas e a necessidade de uma solução de dois Estados para o conflito.

"O presidente Abbas ressaltou o compromisso com a paz como uma escolha estratégica para estabelecer um Estado palestino ao lado do Estado de Israel", disse Abu Rdainah, de acordo com a agência oficial de notícias palestina Wafa.