IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Funcionários de aeroportos de Berlim fazem paralisação na segunda-feira

12/03/2017 16h10

BERLIM (Reuters) - Os funcionários de solo de dois aeroportos de Berlim iniciarão uma paralisação de 25 horas na segunda-feira, disse seu sindicato neste domingo, aumentando suas atividades em uma disputa de pagamento que já causou o cancelamento de cerca de mil voos.

Os funcionários dos aeroportos Tegel e Schoenefeld farão uma passeata às 4h da manhã no horário local (0h, no horário de Brasília) na segunda-feira e o fim da greve na terça, às 5h no horário local (1h, no horário de Brasília), disse o sindicato Verdi em um comunicado.

A Lufthansa disse que cancelaria todos os voos na segunda-feira partindo de Frankfurt e Munique para Berlim e da capital da Alemanha para estas cidades. A empresa não disse quantos voos estavam envolvidos.

O sindicato quer um aumento no salário dos funcionários de solo para 12 euros por hora, ante 11 euros, como parte de um acordo coletivo de um ano. A administração melhorou a oferta para um aumento de 8 por cento ao longo de três anos.

"O volume é muito pequeno e a duração muito longa para encontrar um compromisso nesta base", disse o negociador da Verdi, Enrico Ruemker, em comunicado.

Assim como a Lufthansa, companhias incluindo a Air Berlin, easyJet e Ryanair servem os dois aeroportos.

Os trabalho dos funcionários de solo inclui o check-in de passageiros, carga e descarga de aviões e o direcionamento de aeronaves na pista.

Dezenas de milhares de passageiros ficaram presos em Berlim na sexta-feira, com a última greve dos trabalhadores de solo levando ao cancelamento de quase 700 voos.