IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Índice sobe em movimento de recuperação; Cemig é destaque de alta

13/03/2017 11h24

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da Bovespa subia nesta segunda-feira, após acumular queda superior a 3 por cento na semana passada, com as ações da Cemig entre os destaques positivos diante de notícia sobre planos para subsidiárias.

Às 11:22, o Ibovespa subia 1,02 por cento, a 65.337 pontos. O giro financeiro era de 1,18 bilhão de reais.

O tom positivo ganhava respaldo ainda nas fortes altas do minério de ferro na China, que impulsionavam ações de empresas ligadas a siderurgia e mineração.

Apesar da busca por recuperação, analistas não descartam alguma volatilidade, em meio à espera pela divulgação da lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de abertura de inquérito para políticos citados em delações no âmbito da Lava Jato, o que pode acontecer ainda esta semana.

"É possível que tal tensão altere o ritmo das discussões e da tramitação das reformas no Congresso, algo que precisará ser acompanhado de perto", escreveram analistas da corretora Guide Investimentos, em nota a clientes.

Os próximos dias também concentram uma agenda relevante no exterior, incluindo a decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros nos Estados Unidos. Após recentes declarações de autoridades do Fed e de dados sobre o mercado de trabalho norte-americano, a expectativa é que o banco central suba os juros na quarta-feira.

A segunda-feira marca ainda a volta do pregão ao seu horário regular, das 10h às 17h, com os negócios do after market entre 17h25 e 17h30. Desde 17 de outubro, as operações vinham acontecendo uma hora a mais, sem o after market.

DESTAQUES

- CEMIG PN subia 5,39 por cento, liderando as altas do Ibovespa. Fontes disseram à Reuters que a Cemig planeja vender uma participação majoritária em duas unidades e listá-las em São Paulo e Nova York nos próximos meses, uma medida que poderia ajudar a terceira maior concessionária de energia do Brasil a reduzir a dívida e diminuir o peso das decisões governamentais na empresa.

- VALE PNA avançava 4,36 por cento e VALE ON ganhava 5,23 por cento, também entre os destaques positivos, apoiadas na alta expressiva nos preços do minério de ferro na China.

- CSN ON tinha alta de 1,11 por cento, USIMINAS PNA ganhava 1,51 por cento e GERDAU PN subia 2,02 por cento, também na esteira do avanço nos preços do minério de ferro e do aço na China.

- SUZANO PAPEL E CELULOSE PNA tinha ganho de 0,62 por cento. A empresa anunciou aumento no preço de lista da celulose de eucalipto negociada na China para 660 dólares por tonelada, o que equivale a um reajuste de 30 dólares por tonelada, a partir de abril. FIBRIA ON avançava 2,17 por cento.

- GRUPO PÃO DE AÇÚCAR PN subia 1 por cento. No radar estava a notícia publicada pelo jornal Valor Econômico de que a empresa adiou em cerca de 15 dias o prazo final para receber propostas de interessados em comprar sua participação na rede de eletroeletrônicos Via Varejo. As units da Via Varejo, que não fazem parte do Ibovespa, tinham alta de 0,6 por cento.

- PETROBRAS PN tinha variação positiva de 0,14 por cento, enquanto PETROBRAS ON mostrava acréscimo de 0,2 por cento. Os preços do petróleo no mercado externo tinham leves oscilações, com o aumento dos estoques e da atividade de perfuração dos Estados Unidos ofuscando o otimismo sobre os esforços da Organização dos Países Exportadores de Petróleo para restringir a produção.