IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ibovespa opera sem viés claro com ganho em commodities e espera por Fed

15/03/2017 11h43

SÃO PAULO (Reuters) - O mercado acionário brasileiro operava sem viés único na final da manhã desta quarta-feira, buscando algum suporte nos ganhos de commodities, enquanto a espera pela decisão do Federal Reserve nesta tarde adicionava alguma cautela.

O vencimento de opções sobre o Ibovespa também favorecia certa volatilidade no pregão.

Às 11:40, o Ibovespa subia 0,13 por cento, a 64.783 pontos. Na máxima até o momento, o índice subiu 0,75 por cento, voltando ao patamar dos 65 mil pontos, enquanto caiu 0,25 por cento na mínima. O giro financeiro era de 1,57 bilhão de reais.

O banco central norte-americano divulga às 15h a decisão sobre a taxa de juros e com as apostas sejam quase unânimes em uma alta nesta reunião a expectativa se volta para as sinalizações sobre o ritmo das demais altas.

Localmente, a cena política ainda gera atenção após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhar na véspera ao Supremo Tribunal Federal (STF) 83 pedidos de abertura de inquérito contra políticos detentores de mandato, com base nos acordos de delação premiada de 77 executivos da Odebrecht com a operação Lava Jato.

Investidores aguardam a confirmação de nomes envolvidos, que segundo reportagens ministros do núcleo do governo do presidente Michel Temer, e avaliam os eventuais impactos que os indiciamentos poderiam ter no avanço de medidas como a reforma da Previdência.

As ações da Vale PNA subiam 2,26 por cento, enquanto Vale ON avançava 2,95 por cento, entre as principais influências positivas em meio à forte alta dos preços do minério de ferro na China.

Entre as maiores baixas, as ações da Embraer caíam 2,48 por cento, ampliando as perdas do pregão anterior. Na semana passada, a ação chegou ao maior patamar de fechamento desde maio do ano passado.

(Por Flavia Bohone)