Bolsas

Câmbio

Clima bom favorece safras de soja e milho da Argentina, diz bolsa

BUENOS AIRES (Reuters) - As safras de soja e milho da Argentina nesta temporada deverão se beneficiar de altas produtividades decorrentes de boas condições climáticas, disse a Bolsa de Grãos de Buenos Aires, acrescentando que ela poderá aumentar sua estimativa de colheita para além dos atuais 54,8 milhões de toneladas.

"Após chuvas recentes, estimamos que 70 por cento da área nacional de soja esteja se beneficiando de boa a ótima umidade do solo" disse a Bolsa em seu relatório semanal de safras.

Outros 15 por cento da área de soja estão sofrendo como excesso de umidade no solo após um fevereiro úmido e após chuvas no início de março que deixaram áreas baixas alagadas, disse a Bolsa. As áreas excessivamente úmidas estão concentradas nas províncias de Buenos Aires e Córdoba, bem como nas áreas marginais no nordeste e noroeste do país.

"Se a tendência positiva nas expectativas de produtividade ganhar força, os volumes ao fim da safra podem ser maiores do que nossas estimativas atuais", disse o relatório.

O relatório disse que 10 por cento da área de milho 2016/17 já foi colhida até o momento. Embora as colheitadeiras tenham ficado atoladas nas áreas mais úmidas, as lavouras que estão sendo colhidas estão mostrando produtividades acima do esperado, acrescentou o documento.

A Bolsa manteve sua estimativa para a safra de milho 2016/17 estável em 37 milhões de toneladas.

(Por Hugh Bronstein e Maximilian Heath)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos