IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

G20 busca termos corretos sobre comércio, diz ministro das Finanças da Alemanha

17/03/2017 10h09

BADEN BADEN, Alemanha (Reuters) - Os líderes financeiros das principais economias do mundo ainda estão buscando um consenso sobre como resumir sua posição conjunta sobre o comércio global e os mercados abertos, disse o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schaeuble, nesta sexta-feira.

Falando na reunião do G20 com ministros das Finanças e presidentes de bancos centrais na cidade alemã de Baden-Baden, Schaeuble disse que ainda há opiniões divergentes sobre o assunto entre as delegações.

Ele acrescentou, no entanto, que está confiante de que os países do G20 chegarão a um acordo sobre isso em seu comunicado final, a ser publicado no sábado.

"Eu não sei o texto exato, mas ninguém levantou a questão do protecionismo ainda e eu não acredito que temos de lidar muito com isso", disse Schaeuble.

"Trata-se de encontrar a redação correta, de como expressamos a abertura do sistema de comércio mundial no comunicado final", disse Schaeuble, acrescentando que há algumas "posições sensatas" sobre o assunto entre algumas delegações.

O esboço do comunicado por enquanto não faz referência às questões de comércio ou protecionismo, rompendo com uma tradição de uma década de comunicados do G20 que, ao longo dos anos, usou várias formas para endossar o livre comércio e rejeitar o protecionismo.

(Por Michael Nienaber)