IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OCDE alerta contra enfraquecimento dos esforços para elevar produtividade

17/03/2017 11h49

BADEN BADEN, Alemanha (Reuters) - As reformas para aumentar a produtividade estão desacelerando em muitos países, levantando o risco de que alguns países industrializados caiam em uma armadilha de crescimento baixo, disse a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta sexta-feira.

Com o crescimento da produtividade em declínio persistente e generalizado durante anos, algumas das principais economias do mundo estão falhando em seus esforços de reforma, um risco para os salários e padrões de vida, disse a OCDE em relatório.

"O ritmo de reformas diminuiu em países que foram particularmente ativos nos dois anos anteriores, como México, Grécia, Irlanda, Portugal, Polônia e Espanha, bem como em vários países onde a atividade de reforma não era tão intensa, incluindo Austrália, Indonésia e Eslovênia", disse.

Mas o grupo também elogiou vários países, incluindo Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Colômbia, França, Israel, Itália e Suécia.

"A receita para a reforma varia de acordo com o país, mas os ingredientes incluem medidas para promover o dinamismo empresarial e a difusão da inovação, para ajudar os trabalhadores a lidar com a rápida rotatividade de empresas e empregos e para preparar melhor os jovens para o mercado de trabalho do futuro", afirmou a OCDE.

(Por Balazs Koranyi)