IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

França vê crise de gripe aviária perto do fim após menor propagação de casos

20/03/2017 14h52

PARIS (Reuters) - A propagação de um severo vírus de gripe aviária que tem devastado a indústria de patos do sudoeste da França desde o fim do ano passado perdeu força nas últimas duas semanas, sugerindo que a crise pode estar acabando, disse o ministro da Agricultura nesta segunda-feira.

A França, que tem o maior bando de aves da Europa, tem estado entre os países mais gravemente atingidos pelo altamente contagioso vírus de gripe aviária H5N8 que se propagou por Europa, Oriente Médio e África.

"Tudo sugere que logo estaremos no fim desse surto. O número de casos suspeitos está em declínio acentuado", disse o ministro da Agricultura da França, Stephane Le Foll, a repórteres.

Cerca de 465 surtos de H5N8 foram detectados e 4 milhões de aves abatidas por conta do vírus, principalmente no sudoeste da França, que abriga a maioria dos produtores de foie gras.

A produção de frangos, menos exposta ao vírus H5N8, foi retomada em algumas regiões onde considera-se que o vírus está sob controle e a área será gradualmente estendida para a maior parte do sudoeste nas próximas semanas, disse Le Foll.

Produtores de pato poderão resumir sua produção nas áreas restritas até o fim de maio, no máximo, como planejado inicialmente, se a situação continuar estável.

(Por Sybille de La Hamaide)