IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Incerteza política e protecionismo podem impactar economia global, diz ministro chinês

20/03/2017 12h04

PEQUIM (Reuters) - O ministro das Finanças da China, Xiao Jie, que participou da reunião do G20 da semana passada, alertou que o impulso visto na economia global pode ser contido pelas incertezas políticas e aumento do protecionismo.

Os ministros das finanças e autoridades de bancos centrais do G20, em seu comunicado divulgado após um encontro na cidade alemã de Baden-Baden, retiraram a promessa de manter o comércio global livre e aberto, concordando com o protecionismo cada vez maior dos Estados Unidos.

Em vez disso, eles fizeram apenas uma referência simbólica ao comércio em seu principal comunicado, dizendo que o G20 trabalhará em conjunto para fortalecer a contribuição do comércio para suas economias.

"Os mercados atualmente estão preocupados com as políticas incertas de algumas economias desenvolvidas e estão preocupados que o aumento do protecionismo possa afetar negativamente a recuperação econômica global", disse Xiao, de acordo com uma publicação no site do banco central chinês nesta segunda-feira.

Ele não identificou as economias desenvolvidas.

Em contraste, no encontro na cidade chinesa de Hangzhou, em setembro do ano passado, os líderes do G20 concordaram em trabalhar mais para construir uma economia mundial aberta, rejeitar o protecionismo e promover o comércio e o investimento globais.

(Por Ryan Woo)