IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Nível de estoques do comércio de SP melhora em março, mas ainda preocupa, diz FecomercioSP

21/03/2017 13h16

SÃO PAULO (Reuters) - O nível de estoques no comércio varejista da região metropolitana de São Paulo mostrou melhora em março, segundo índice divulgado pela FecomercioSP nesta terça-feira, mas a entidade ainda vê com preocupação o excesso de mercadorias em lojas.

O Índice de Estoques alcançou 98,9 pontos, alta de 1,4 por cento em relação a fevereiro e de 4,5 por cento na comparação anual, disse a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

O IE capta a percepção dos comerciantes sobre o volume de mercadorias estocadas nas lojas e varia de zero (inadequação total) a 200 pontos (adequação total). A marca dos 100 pontos é o limite entre inadequação e adequação.

De acordo com a entidade, a alta no mês foi motivada pela queda de 0,7 ponto percentual na proporção de empresários que afirmam estar com estoques abaixo do adequado, que passou de 14,4 por cento em fevereiro para 13,7 por cento em março.

A FecomercioSP também destacou o crescimento de 0,2 ponto dos estabelecimentos com volume de produtos acima do ideal, na comparação com fevereiro.

A pesquisa ainda mostrou que 49,3 por cento dos varejistas estavam com nível adequado de estoques, uma alta de 0,7 ponto em relação ao mês anterior, mas ainda abaixo do registrado em 2015, quando essa parcela rondava os 60 por cento.

"Para a federação, ainda existe uma forte necessidade de equilíbrio e mesmo após mais de dois anos de recessão, empresários e analistas precisam conter a ansiedade em ver os resultados, que virão, mas certamente muito mais lentamente do que todos gostariam", disse em nota.

(Por Paula Arend Laier)