IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Supermercados chineses retiram carne brasileira das prateleiras após escândalo

Dominique Patton

22/03/2017 07h40

PEQUIM, 22 Mar (Reuters) - Alguns dos maiores supermercados na China retiraram das prateleiras produtos brasileiros de carne bovina e de frango, no primeiro sinal concreto de que o escândalo envolvendo a indústria processadora do Brasil está afetando os negócios em seu principal mercado de exportação.

A medida foi tomada pela Sun Art Retail, maior rede de hipermercados da China, e pelos braços chineses das gigantes globais Wal-Mart e Metro, dias após a China banir temporariamente as importações de carne brasileira.

Temores sobre a qualidade da carne brasileira surgiram depois que a Polícia Federal deflagrou a operação Carne Fraca, na semana passada, acusando fiscais de receberem subornos para permitir a venda de produtos estragados e contaminados.

Uma porta-voz da Sun Art Retail, que opera 400 hipermercados chineses, disse nesta quarta-feira (22) que a rede recolheu carne fornecida pela BRF e pela JBS de suas prateleiras a partir de segunda-feira. A carne bovina brasileira responde por menos de 10% da oferta da Sun Art Retail, segundo ela.

O Wal-Mart também retirou produtos de carne brasileira de suas lojas, afirmou uma pessoa familiarizada com o assunto. Já a alemã Metro recolheu asas e coxas de frango de suas lojas na China, segundo um gerente da rede, que pediu para não ser identificado porque não estava autorizado a falar com a imprensa.

Saiba como escolher uma carne livre de riscos à saúde

TV Jornal