IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Bovespa fecha estável, de olho na política; Marfrig é destaque positivo

23/03/2017 18h25

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou praticamente estável nesta quinta-feira, com o cenário político local despertando cautela dos investidores e com as ações da empresa de alimentos Marfrig liderando os ganhos do dia.

O Ibovespa fechou com leve variação positiva de 0,01 por cento, a 63.530 pontos. O giro financeiro somou 8,78 bilhões de reais.

A Câmara dos Deputados concluiu na noite passada a votação do projeto que regulamenta a terceirização no mercado de trabalho e também altera regras para contratação temporária. O placar de 231 votos contra 188 lançou dúvidas sobre a capacidade do governo do presidente Michel Temer para aprovar outras medidas no Congresso Nacional.

"Se tivesse esse placar na reforma da Previdência ela não passaria", disse o economista-chefe da corretora Modalmais, Alvaro Bandeira, referindo-se à necessidade de 308 votos para aprovar uma proposta de emenda à Constituição.

"Pode ser uma forma de pressionar o presidente para conseguir mais concessões", disse, acrescentando que esta semana o próprio governo já abriu margem para recuos ao tirar os servidores estaduais e municipais da proposta.

Em outra frente, o governo federal divulgou um rombo de 58,2 bilhões de reais nas contas públicas para o cumprimento da meta fiscal deste ano, mas não revelou quanto cortará do Orçamento, deixando o anúncio do contingenciamento e um possível aumento de impostos somente para a próxima terça-feira.

O exterior também favoreceu a cautela, com operadores de olho no andamento das negociação para votação de um projeto do sistema de saúde nos Estados Unidos. Durante a tarde, a Câmara dos Deputados norte-americana adiou a votação, mantendo a dúvida do mercado sobre a força capacidade do presidente norte-americano de cumprir outros pontos de sua agenda que precisam da apoio do Congresso.

DESTAQUES

- JBS ON recuou 1,1 por cento, ainda refletindo os impactos da operação Carne Fraca. Az empresa informou nesta quinta-feira que suspendeu a produção de carne bovina em 33 de suas 36 unidades por três dias em meio ao embargo imposto por importadores de carne brasileira. A maior processadora de carnes do mundo também anunciou que vai operar com redução de 35 por cento da capacidade todas as suas unidades no Brasil na próxima semana. BRF ON subiu 0,84 por cento. Segundo a Polícia Federal, a operação Carne Fraca envolve unidades das duas empresas.

- MARFRIG ON subiu 5,23 por cento, liderando os ganhos do Ibovespa. A empresa de alimentos não foi citada na operação da Polícia Federal e, segundo analistas, pode se beneficiar da suspensão da produção da JBS e ganhar participação de mercado no Brasil e no exterior. MINERVA ON, que não faz parte do Ibovespa, avançou 3,74 por cento. A empresa também não foi citada na operação Carne Fraca.

- VALE PNA caiu 1 por cento e VALE ON perdeu 0,54 por cento, em dia de baixa nos preços dos contratos futuros do minério na China, que tocaram mínimas de 10 meses.

- BM&FBOVESPA ON caiu 1,27 por cento, após subir 3,1 por cento na véspera, quando o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a fusão com a Cetip, aceitando as propostas das próprias companhias para conduta com eventuais concorrentes e política de preços. CETIP ON teve ganho de 1,66 por cento, após alta de 1,27 por cento na véspera. As empresas informaram que devem divulgar metas unificadas de investimentos em cerca de 60 dias e que o cálculo estimado de ágio com a fusão é de cerca de 6 bilhões de reais.

- USIMINAS PNA caiu 0,71 por cento. No radar estava notícia de que o conselho de administração da empresa decidiu afastar o presidente-executivo da siderúrgica pela segunda vez em um ano, promovendo o executivo Sérgio Leite, da diretoria comercial para o comando da produtora de aço.

- OI ON teve alta de 15,9 por cento e OI PN avançou 22,01 por cento. A empresa teve prejuízo de 3,3 bilhões de reais no quarto trimestre, montante 30 por cento inferior ao saldo negativo verificado um ano antes. Além disso, o conselho de administração do grupo de telecomunicações divulgou novos termos para o plano de recuperação judicial da empresa. As ações da Oi não fazem parte do Ibovespa.