IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Elétrica portuguesa EDP faz oferta para ter 100% de subsidiária de renováveis

27/03/2017 17h29

LISBOA (Reuters) - A elétrica portuguesa EDP Energias de Portugal, maior grupo industrial do país, lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) para comprar a fatia que não detém em sua subsidiária de energia limpa EDP Renováveis.

A EDP possui 77,53 por cento da EDP e pretende comprar os 22,47 por cento remanescentes por uma oferta de 6,8 euros por ação da companhia, o que representa um prêmio total de 10,5 por cento ante o preço médio ponderado da ação nos últimos seis meses e de 9,7 por cento ante o fechamento de 24 de março.

As ações da EDP Renováveis subiram 1,08 por cento após o anúncio.

"Estrategicamente, a potencial aquisição...visa reforçar a aposta da ofertante (EDP) como líder na atividade de produção de energia através de fontes renováveis e continuar a apostar no crescimento do negócio e atividade", disse a EDP.

Se a EDP alcançar uma fatia referente a mais de 90 por cento dos direitos a voto na EDP Renováveis, a companhia poderá pedir a retirada das ações da subsidiária da bolsa de Lisboa, gerida pela Euronext Lisbon.

A EDP está presente no Brasil por meio da EDP Energias do Brasil, que possui negócios em geração, distribuição, comercialização e transmissão de eletricidade.

(Por Sérgio Gonçalves)