IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa sobe 0,52% com noticiário corporativo intenso; Santander tem forte recuo

Flavia Bohone

28/03/2017 17h41

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista fechou em alta nesta terça-feira, em sessão de intenso noticiário corporativo que teve os papéis da Raia

O Ibovespa subiu 0,52 por cento, a 64.640 pontos. Na mínima do dia, o índice caiu 0,4 por cento, enquanto teve alta de 0,84 por cento no melhor momento do pregão. O giro financeiro somou de 8 bilhões de reais.

Os ganhos em Wall Street, após dados mostrarem que a confiança do consumidor dos Estados Unidos subiu para máxima em mais de 16 anos, também ajudaram a manter o tom positivo do mercado local. O S&P 500 fechou em alta de 0,73 por cento

O noticiário político local permaneceu mais esvaziado nesta sessão, com o mercado à espera de notícias sobre cortes de gastos e aumento de impostos. O Ministério da Fazenda informou que o anúncio sobre o contingenciamento do Orçamento será feito somente no fim da tarde de quarta-feira.

Na noite passada, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o governo estima receitas extras de cerca de 17 bilhões de reais para 2017 com devolução à União de hidrelétricas e com questão envolvendo precatórios.

 

DESTAQUES

- VALE PNA subiu 1,93 por cento e VALE ON ganhou 1,43 por cento, após a empresa confirmar a escolha de Fabio Schvartsman, atual presidente-executivo da empresa de papel e celulose Klabin, para assumir o posto de diretor presidente da mineradora, escolha bem recebida por analistas que consideram o executivo experiente. Na véspera, as ações da mineradora subiram após reportagens na mídia anteciparem a informação.

- KLABIN avançou 4,37 por cento, entre os destaques positivos do Ibovespa, após cair 3,72 por cento véspera. A empresa ainda não informou quem ficará no lugar Fabio Schvartsman e reafirmou sua "estratégia de atuação e suas metas de crescimento".

- BRF ON subiu 4,21 por cento. Como pano de fundo estava a suspensão de Hong Kong do embargo às importações de carne brasileira, removendo um dos últimos embargos totais imposto por um grande importador.

- RAIA DROGASIL ON avançou 4,51 por cento, no melhor desempenho do Ibovespa. O BTG Pactual elevou a recomendação das ações da empresa para "compra", ante "neutra", citando fortes fundamentos e recentes quedas no preço do papel, e manteve o preço-alvo em 74 reais.

- PETROBRAS PN teve alta de 1,31 por cento e PETROBRAS ON ganhou 1,73 por cento, em linha com o movimento do petróleo no mercado internacional.

- SABESP ON subiu 1,46 por cento, após divulgar balanço trimestral. O lucro líquido da empresa de água e esgoto mais que dobrou no quatro trimestre e chegou a 947 milhões de reais.

- SANTANDER caiu 7,41 por cento, liderando as perdas do Ibovespa. O banco informou que a Qatar Holdings fará uma oferta pública com esforços restritos no Brasil e no exterior para vender 80 milhões de units emitidas pelo Santander.

- ELETROBRAS ON recuou 3,61 por cento. A empresa teve prejuízo líquido atribuído aos controladores de 6,26 bilhões de reais no quarto trimestre, ante resultado líquido negativo de 10,33 bilhões de reais no mesmo período de 2015.

- CSN ON recuou 4,51 por cento. A empresa decidiu não enviar à Comissão de Valores Mobiliário (CVM) o balanço do ano passado, mas antecipou dados não auditados informando receita líquida de 4,519 bilhões de reais no quarto trimestre, 1 por cento maior em relação ao terceiro trimestre.