IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo espera obter R$3,5 bi a R$4 bi com novas concessões de aeroportos, diz secretário

29/03/2017 13h33

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O governo federal vai avaliar na semana que vem a inclusão de 15 a 20 aeroportos no programa de concessões, estimando poder arrecadar em outorgas entre 3,5 bilhões e 4 bilhões de reais, afirmou nesta quarta-feira o secretário de Aviação Civil, Dario Rais Lopes.

Segundo ele, os leilões de concessão dos terminais podem ocorrer entre março e abril de 2018.

Lopes afirmou que os estudos dessas oportunidades serão apresentadas na semana que vem aos Ministérios do Planejamento, Casa Civil e a representantes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Entre as possibilidades de concessão em análise estão os aeroportos de Ilhéus (BA), São José dos Campos (SP), Várzea Grande (MT), Sinope (MT), Foz do Iguaçu (PR), Rondonópolis (MT), Alta Floresta (MT).

Ele comentou que os aeroportos de Curitiba, Manaus, Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ) não vão fazer parte dos estudos.

"Podem ser oportunidades individuais ou agregadas. Ou seja, quem levar um aeroporto maior, leva menores da região", disse ele à Reuters.

"Isso só vai valer se houver apenas uma proposta para um terminal na região em que o grupo interessado já tem um aeroporto. Se tiver concorrência não pode comprar na mesma região", afirmou ele.

Lopes acredita que esses terminais tenham um fluxo de passageiros médio de 3 milhões de pessoas, o que deve atrair também um perfil de investidor de menor porte para o país em relação aos grupos europeus que ficaram com os terminais de Salvador, Fortaleza, Florianópolis e Porto Alegre, em leilão neste mês.

(Por Rodrigo Viga Gaier)