IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índices europeus fecham em alta com pouca reação a processo de separação do Reino Unido

29/03/2017 14h41

LONDRES (Reuters) - Os mercados acionários europeus fecharam em alta nesta quarta-feira, com pouca reação ao anúncio formal da intenção do Reino Unido de deixar a União Europeia e iniciar um processo incerto de dois anos de negociações.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,39 por cento, a 1.494 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,33 por cento, a 379 pontos, nível mais alto de fechamento em quase 16 meses, consolidando um rali que tem sido alimentando por melhoras nas perspectivas econômica na região após anos de crescimento fraco. A primeira-ministra britânica, Theresa May, iniciou formalmente o processo do Brexit nesta quarta-feira, dizendo que a decisão "não tem volta", levando o país ao desconhecido e desencadeando anos de intensas negociações.

"Eu tenho uma visão bem relaxada sobre as negociações do Brexit", disse o chefe de pesquisa e economista-chefe do DZ BANK Stefan Bielmeier. "Elas vão levar a repetidas flutuações, especialmente nos mercados cambiais, mas não espero recuos repentinos nos mercados acionários ou cambiais."

Bielmeier disse acreditar que o Reino Unido provavelmente sofrerá as maiores consequências do processo do Brexit, mas acredita que as empresas alemãs reagirão de forma relativamente flexível redirecionando seus investimentos e exportações.

A montadora alemã Daimler avançou 1 por cento depois de dizer que espera vendas recordes de seus carros Mercedes-Benz no primeiro trimestre.

Esses ganhos direcionaram a alta de 0,5 por cento das ações de automóveis direcionadas a exportações

Separadamente, negociações de fusão entre a London Stock Exchange e a Deutsche Boerse foram interrompidas depois que reguladores antitruste da UE bloquearam o acordo proposto, como esperado, dizendo que o tamanho da fusão prejudicaria a concorrência.

Em LONDRES, o índice Financial Times avançou 0,41 por cento, a 7.373 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,44 por cento, a 12.203 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,45 por cento, a 5.069 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,26 por cento, a 20.276 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,21 por cento, a 10.367 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,77 por cento, a 4.888 pontos.