IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Trump deve apresentar plano de US$1 trilhão para infraestrutura em 2017

29/03/2017 19h43

WASHINGTON (Reuters) - A secretária de Transporte dos Estados Unidos, Elaine Chao, disse que o governo do presidente Donald Trump deve apresentar um plano de infraestrutura de 1 trilhão de dólares ainda este ano, mas não ofereceu detalhes sobre o financiamento dos projetos.

Chao disse em um evento na sede do Departamento de Transporte que a iniciativa incluirá "um programa estratégico e direcionado para um investimento avaliado em 1 trilhão de dólares em 10 anos. A proposta abrangerá mais do que a infraestrutura de transporte, e incluirá energia, água e provavelmente banda larga e hospitais para veteranos."

O comentário de Chao foi até agora o mais detalhado da administração Trump para explicar os planos para modernizar estradas, pontes, aeroportos, redes elétricas e sistemas de água nos Estados Unidos. Chao disse que a administração planeja oferecer incentivos para parcerias público-privadas em vez de simplesmente financiar as melhorias.

Investidores estão ficando cada ves mais céticos em relação à possibilidade do plano de infraestrutura ser aprovado neste ano. O ínice Dow Jones Transportation Average subiu após a eleição de Trump e alcançou um patamar recorde em 1º de março, mas agora acumula queda de 4,3 por cento no mês.

Alguns investidores também questionaram a rapidez com que as políticas de estímulo ao crescimento propostas por Trump podem ser implementadas.

No início deste mês, Trump propôs 16,2 bilhões de dólares para o orçamento do Departamento de Transportes para o ano fiscal de 2018, uma redução de 13 por cento.