IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Confiança do comércio no Brasil tem maior nível desde o fim de 2014, diz FGV

31/03/2017 08h28

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Brasil apresentou melhora em março pela quarta vez seguida e chegou ao melhor nível desde o final de 2014, com expectativas de manutenção dessa tendência.

Os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta sexta-feira mostraram que o Icom atingiu 85,6 pontos, após subir 3,1 pontos neste mês. Esse é o melhor nível desde dezembro de 2014.

"Notícias favoráveis como a recuperação gradual da confiança do consumidor, perspectivas de redução de juros reais e a liberação de recursos do FGTS podem contribuir para a continuidade desta tendência", explicou o superintendente de estatísticas públicas da FGV/IBRE, Aloisio Campelo, em nota.

Porém, ele destaca que os riscos ainda são grandes diante da ainda elevada incerteza econômica.

A leitura do Icom teve como principal responsável o avanço de 4,1 pontos do Índice de Expectativas (IE-COM), indo a 95,6 pontos.

A FGV destacou dentro do IE-COM o quesito otimismo com as

vendas nos três meses seguintes, que teve alta de 5,7 pontos em relação ao mês anterior, atingindo 95,9 pontos.

Já o Índice de Situação Atual (ISA-COM) avançou 1,8 ponto, chegando a 76,1 pontos, com melhora do indicador de satisfação com a situação atual dos negócios.

A alta do Icom em março é a quarta consecutiva e se segue aos dados nesta semana que mostraram avanço da confiança do consumidor, que atingiu o melhor nível em dois anos devido ao avanço da avaliação sobre o quadro econômico atual.

(Por Thaís Freitas)