IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Toyota vai investir US$1,33 bi em fábrica nos EUA

10/04/2017 12h00

(Reuters) - A Toyota está investindo 1,33 bilhão de dólares em uma fábrica no Estado norte-americano de Kentucky, como parte de planos de dispêndio de 10 bilhões de dólares nos Estados Unidos nos próximos cinco anos.

O plano de investimento, o maior da Toyota, veio em meio a incertezas sobre as políticas comerciais dos EUA sob o governo de Donald Trump. O presidente norte-americano criticou a montadora japonesa este ano e afirmou que imporia uma tarifa elevada se a empresa montasse no México o Corolla vendido nos Estados Unidos.

A Toyota se junta a uma série de montadoras de veículos, incluindo Fiat Chrysler, Honda e Daimler, que anunciaram investimentos nos Estados Unidos desde a eleição de Trump.

Mesmo as montadoras norte-americanas Ford e General Motors anunciaram planos para investir mais nos Estados Unidos.

"A decisão da Toyota de investir 1,3 bilhão de dólares na fábrica do Kentucky é mais uma evidência de que os fabricantes estão agora confiantes que o clima econômico melhorou grandemente sob minha administração", disse Trump em comunicado emitido pela Toyota. A fábrica em Kentucky emprega 8.200 funcionários.

(Por Sruthi Shankar em Bengaluru)