IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita líquida do GPA cresce 9,5% no 1º tri novamente puxada por Assaí

13/04/2017 10h25

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar informou nesta quinta-feira que teve alta anual de 9,5 por cento na receita líquida total da divisão alimentar no primeiro trimestre, ajustada pelo efeito calendário, para 10,55 bilhões de reais.

A companhia, que é controlada pelo francês Casino, atribuiu o desempenho à recuperação da bandeira Extra Hiper e ao crescimento consistente da operação de atacarejo da bandeira Assaí - que representou 38,3 por cento da receita líquida no primeiro trimestre.

A receita líquida total do Assaí saltou 28,8 por cento nos primeiros três meses do ano frente ao mesmo período de 2016, enquanto a do multivarejo - que contempla as bandeiras Extra e Pão de Açúcar - teve acréscimo de apenas 0,4 por cento.

Em relação às vendas no quesito mesmas lojas, o GPA reportou aumento de 5,6 por cento no segmento alimentar no primeiro trimestre, com a bandeira Assaí apresentando elevação de 12,9 por cento. A divisão multivarejo teve acréscimo de 2 por cento.

No caso do Assaí, o GPA disse que o resultado foi impulsionado pelo contínuo aumento de dois dígitos no fluxo de clientes, porém impactado pelo menor nível de inflação de alimentos.

O grupo também destacou expressivo crescimento das duas lojas convertidas para a bandeira Assaí, com evolução das vendas acima de 2,5 vezes.

"A companhia já iniciou trabalhos de conversão de outras cinco lojas que devem ser entregues no decorrer do segundo trimestre e começo do terceiro, com expectativa de atingir pelo menos 15 conversões até o final do ano", informou.

No segmento multivarejo, a companhia destacou o crescimento já positivo de cerca de 2 por cento na bandeira Extra e melhor tendência do fluxo de clientes.

Na bandeira Extra Hiper, o GPA disse que as vendas mesmas lojas apresentaram desempenho acima do último trimestre de 2016, com crescimento de 5,4 por cento, devido à "assertividade das estratégias comerciais, sem pressão adicional na margem bruta".

Mais cedo, o Carrefour disse que as vendas de mesmas lojas no Brasil, excluindo combustível e efeito calendário, subiram 5,6 por cento no primeiro trimestre de 2017 na base anual, totalizando 3,666 bilhões de euros.

PORTFÓLIO DE LOJAS

O GPA disse que, no primeiro trimestre, focou na continuidade do plano de otimização do portfólio de lojas. Cinco lojas do Extra Hiper foram fechadas para conversão em Assaí. Também foram fechados 10 Minimercado Extra, 1 Pão de Açúcar, 1 Assaí, 1 posto de combustível e 3 drogarias.

No período, houve a abertura de 1 Pão de Açúcar e 1 posto de combustível, além de 48 novas adesões do projeto Aliados, que já totaliza 150 parceiros.

O varejista informou ainda que 8 lojas estão em construção - 7 Assaí, sendo 5 conversões de Extra Hiper e 2 lojas novas, além de 1 unidade do Minuto Pão de Açúcar - e devem ser entregues ainda no segundo trimestre ou começo do terceiro trimestre.

VIA VAREJO

A controlada Via Varejo, colocada à venda pelo grupo no ano passado e classificada pelo GPA como operações descontinuadas, teve faturamento líquido de 6 bilhões de reais no primeiro trimestre, alta anual de 2,2 por cento.

No conceito mesmas lojas, a receita da Via Varejo nos três primeiros meses de 2017 subiu 2,5 por cento sobre um ano antes, considerando a operação de lojas físicas. Nas operações de comércio eletrônico (variação GMV), houve alta de 2 por cento.

"Finalizamos o trimestre com uma retomada importante no ritmo de vendas para ambos os negócios, onde percebemos o mês de março com um crescimento de vendas gradual e consistente ao longo do período, voltando a patamares superiores a duplo dígito e similares ao período pré-crise", disse a rede de móveis e eletroeletrônicos.

(Por Paula Arend Laier)