IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Premiê do Vietnã suspende usina siderúrgica por preocupações com impacto ambiental

16/04/2017 12h54

HANOI (Reuters) - O primeiro-ministro do Vietnã suspendeu o trabalho em uma usina siderúrgica de 10,6 bilhões de dólares devido à preocupação com seu impacto ambiental, em um esforço para evitar outro "incidente de Formosa", informou a mídia local citando um comunicado do governo.

A siderúrgica Hoa Sen Group, investidora da usina, não estava imediatamente disponível para comentários. A empresa anunciou planos no ano passado para o projeto, um complexo de mais de 1.700 hectares que poderia produzir 16 milhões de toneladas de aço por ano.

O primeiro-ministro Nguyen Xuan Phuc pediu que as partes relacionadas esclarecessem a demanda do mercado e o impacto ambiental, segundo o site da TV estatal vietnamita (VTV).

Há um ano, uma usina siderúrgica administrada pela Formosa Plastics, de Taiwan, foi palco de um dos piores desastres ambientais do país. Um derramamento acidental de resíduos tóxicos poluiu mais de 200 km de costa e matou mais de 100 toneladas de peixes.

O Partido Comunista intensificou o escrutínio dos investimentos desde aquele incidente.

Em fevereiro, o governo disse que não concederia licenças para projetos com alto risco de poluição. O vice-primeiro-ministro Trinh Dinh Dung pediu ao Ministério de Meio Ambiente que revise as regras e intensifique a inspeção e supervisão dos projetos na fase de investimento e construção.

(Por My Pham)