Ilan repete que atual ritmo de corte da Selic de 1 p.p. é adequado
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, repetiu nesta quarta-feira que considera adequado o atual ritmo de corte nos juros -- de 1 ponto percentual --, mas que "a atual conjuntura econômica recomenda monitorar a evolução dos determinantes do grau de antecipação do ciclo".
Em palestra por videoconferência para o MIT Sloan School of Management, ele também repetiu que o ritmo de afrouxamento nos juros dependerá da extensão do ciclo pretendido e do grau de sua antecipação, que por sua vez dependerá da evolução da atividade econômica, dos demais fatores de risco, e das projeções e expectativas de inflação.
A fala, cujos pontos principais foram divulgados no site do BC, vem em linha com discurso feito na véspera em evento em São Paulo, onde Ilan enfatizou o fato de as expectativas de inflação estarem ancoradas neste momento, o que, junto ao elevado grau de ociosidade da economia, traz um cenário para o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC de antecipação do ciclo de afrouxamento monetário.
Nesta quarta, Ilan também destacou que a atividade econômica tem mostrado sinais consistentes de estabilização no curto prazo, o que consolida a crença numa recuperação gradual ao longo deste ano.
"Esperamos que o crescimento vá atingir cerca de 2,5 por cento no último trimestre do ano (contra o mesmo trimestre do ano passado)", disse.
Em relação ao estoque de swaps, ele lembrou que o BC reduziu essa posição de 108 bilhões de dólares ao patamar atual de 18 bilhões de dólares, "atingindo uma posição mais confortável".
(Por Marcela Ayres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.