Nippon Steel e fundo L Par pedem adoção de voto múltiplo em assembleia sobre conselho da Usiminas
SÃO PAULO (Reuters) - A Usiminas informou nesta terça-feira que a acionista controladora Nippon Steel e o fundo L Par, do empresário Lírio Parisotto, apresentaram pedido para a adoção de sistema de voto múltiplo na assembleia da companhia marcada para a quinta-feira para eleição de membros do conselho de administração da siderúrgica brasileira.
O sistema de voto múltiplo, considerado um mecanismo para dar força aos acionistas minoritários de uma companhia, permite que os votos dos investidores em uma assembleia valham a mesma quantidade que o número de membros do conselho de administração.
"Os acionistas Geração Futuro L. Par Fundo de Investimento em Ações, GKJE Associates L.P., Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation e Sankyu S.A. ... apresentaram à companhia requerimentos para a adoção do processo de voto múltiplo na eleição dos membros do conselho de administração", informou a Usiminas em comunicado ao mercado.
Na véspera, a justiça de Minas Gerais negou recurso da Nippon Steel para anulação de reunião do conselho de administração da Usiminas que elegeu no final de março o executivo Sergio Leite como presidente-executivo da siderúrgica.
Além do pedido de voto múltiplo, a Usiminas informou que recebeu pedido do acionista minoritário Tempo Capital proposta para que o conselho de administração da companhia tenha 12 membros, das quais 10 vagas a serem preenchidas na assembleia marcada para quinta-feira. A Tempo também indicou o engenheiro Ricardo Reisen de Pinho como candidato a membro do conselho da siderúrgica.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.