Consumo de energia elétrica no Brasil cai 7,3% entre 1º e 25 de abril, diz CCEE
SÃO PAULO (Reuters) - O consumo de energia elétrica caiu 7,3 por cento entre os dias 1º e 25 de abril, ante o igual período do ano anterior, influenciado pela queda nas temperaturas e pelos feriados de Páscoa e Tiradentes, informou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) nesta quinta-feira.
No mercado cativo, onde clientes são atendidos pelas distribuidoras, o consumo caiu 14,1 por cento, influenciado também pela migração de empresas desse setor para o mercado livre, onde grandes consumidores negociam contratos de suprimento diretamente com geradores e comercializadoras.
O mercado livre, por sua vez, teve alta de 15,5 por cento no consumo, impactado justamente por essa movimentação de clientes. Caso fosse desconsiderada a migração, havia queda de 4,3 por cento no consumo.
Entre os setores analisados pela CCEE, os maiores aumentos no consumo foram nos setores de comércio (96,9 por cento), serviços (75,1 por cento) e telecomunicações (72,2 por cento) --crescimento este que está ligado diretamente à migração de clientes para o mercado livre.
A CCEE também apontou queda de 6,5 por cento na geração de energia elétrica no mesmo período.
(Por Laís Martins)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.